AEXCAM

Associação dos Ex-Atletas do Clube Atlético Mineiro

"Ex-Atletas sim, mas Galo sempre!"

Coaching

Alguém aqui conhece COACHING? Já ouviram falar de COACHING?

Com certeza já ouviram algum ídolo do futebol ou artista de novela falar que tem um Coach.É chique ter um coach!!!!!!!!

Coaching não é treinamento e nem terapia.... Trata-se de uma profissão nova, uma metodologia, um processo para desenvolvimento pessoal e profissional, visando aumentar o desempenho de todos, melhorando assim os resultados.

Alguns conceitos de Coaching:

“Coaching é o processo de transportar atletas ou clubes de onde estão (estado atual) para onde desejam chegar (estado desejado), ajudando estas pessoas a identificar comportamentos mais adequados na busca de melhores resultados”.

“Coaching é o processo mais eficaz de desenvolvimento pessoal e profissional. Ele assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que ele quer, apoiando e motivando este cliente na busca de realizar as metas e objetivos traçados”.

E Coach Esportivo é o profissional que realizou as formações, se capacitou e que utiliza da Metodologia Coaching para melhorar os resultados dos seus clientes do futebol. E, um melhor desempenho dos atletas poderá ser resultado da mudança comportamental desses atletas, ainda mais focados em seus objetivos.

Logo, o aumento de Performance, gerado pelo Processo de Coaching, eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e aumento de qualidade de vida.

Se pudéssemos resumir em apenas uma palavra todos os benefícios e vantagens do Coaching, a palavra seria RESULTADOS.

E para um melhor entendimento, podemos afirmar que o “Coach Esportivo é o personal trainer da mente”. Seu maior desafio é o equilíbrio entre a mente e o corpo do atleta.

Conseguimos agora explicar como alguns craques estão fora dos gramados.... somente a competência técnica do atleta não garante o sucesso no mundo da bola. A competência comportamental é fundamental aos atletas de sucesso.

Cultura de Coaching

Sendo assim, a implantação de uma Cultura de Coaching nos clubes de futebol poderá fazer a diferença. Poderá ser baseada em dois valores centrais (pilares):

1° Pilar: Humanização

Valorização das relações humanas, promoção e autopromoção do desenvolvimento e crescimento contínuo de cada profissional, um ambiente de trabalho mais agradável, relacionamento interpessoal mais respeitoso, colaboradores mais participativo nos processos e resultados do clube, uma liderança coach, mais valorização e reconhecimento aos atletas.

Os jovens atletas precisam ser ouvidos, serem amados, serem apoiados e ajudados, serem bem tratados, serem cuidados como pessoas em formação, às vezes ausentes dos pais, às vezes longe da escola e amigos, muitas vezes com a mente cansada e confusa e, com problemas decorrentes da idade adolescência.

Os treinadores precisam estar atentos a todas as possíveis causas de problemas emocionais e que prejudicam o dia a dia destes jovens atletas nos treinos e nas competições.

2° Pilar: Resultados

Buscar o alcance dos resultados propostos pelo clube através do engajamento total. Ou seja, um MAIOR FOCO NOS RESULTADOS com um Plano Estratégico Pessoal alinhado aos resultados desejados do clube.

O coach precisará apoiar e ajudar os atletas a identificarem suas metas e alcançarem os seus objetivos no futebol. Orientar e conscientizar os jovens atletas para as dificuldades nesta longa caminhada e, alertando que poucos conseguem o Sucesso no Futebol.

Ou seja, “Desenvolver, Treinar e Capacitar os profissionais do clube para utilizarem o Coaching como cultura organizacional e estilo de Liderança, como um modelo para resultados sustentáveis e uma filosofia de trabalho com foco no resultado e desenvolvimento contínuo da equipe e alcance dos resultados propostos pelo clube”.

Coaching Esportivo

O coaching surgiu nos esportes. Timothy Gallwey, técnico de tênis, na década de 1970, apresentou o coaching esportivo com o seu livro “O Jogo Interior de Tênis” com técnicas universalmente relevantes onde, o Coach ajuda o atleta a atingir sua melhor performance. Para Gallwey “os verdadeiros adversários não são seus concorrentes, mas suas próprias limitações e fraquezas”.

Ainda hoje, o princípio que rege a importância do coaching nos esportes é o de que numa partida ou em uma competição, existem dois jogos: um jogo exterior e um jogo interior. O jogo exterior é jogado contra o seu oponente, o intuito é superá-lo.

Já o jogo interior é jogado consigo mesmo, seu diálogo interno e contra obstáculos como falta de concentração, ansiedade, falta de confiança em si mesmo, dúvida – todos os hábitos mentais que possam inibir a excelência do desempenho.

O Jogo Interior, jogado na mente do atleta é o grande diferencial dos tempos atuais. Estar focado, concentrado, alinhado, desligado dos fatores extra-competição é fundamental. É aí que entra o trabalho do coach. Ele ajuda o atleta a dominar suas emoções, estar mais centrado, a levar a sua capacidade ao máximo, a empregar todo o seu potencial, ajudando-o rumo aos melhores resultados/performance = SUCESSO. Com o tempo, os atletas aprendem a superar aqueles hábitos mentais que inibem sua melhor performance.

Perguntas Poderosas

Será que nossos jovens atletas conseguem responder algumas das seguintes perguntas?

  • Aonde você quer chegar no futebol? Qual o seu maior objetivo? O que você quer ser?
  • Como você vai chegar lá? O que você vai fazer?
  • Suas atitudes e comportamentos adotados são congruentes para a carreira de atleta? Vão te ajudar a chegar a esses objetivos ou vão te afastar deles?
  • As metas são os passos para se chegar ao seu objetivo. Você consegue identificar as suas metas fundamentais?
  • Você consegue identificar os seus pontos fortes para potencializá-los e os pontos fracos para desenvolvê-los?
  • Você encontra motivação para realizar seus sonhos?
  • Você está preparado para vencer os desafios, obstáculos e dificuldades da carreira?
  • Você está dando o máximo nos treinamentos e competições? Caso não, porque está se poupando ou dosando energias?
  • Vale a pena todos os sacrifícios pela carreira de atleta? Enumere alguns sacrifícios feitos.
  • Em relação à sua carreira, como mantê-lo extremamente FOCADO?
  • Se você tivesse certeza que não vai falhar, o que você faria de diferente de hoje visando alcançar o seu objetivo maior?
  • Vocês possuem outro dom ou talento profissional, além de bom de bola?
  • Por que continuar sendo o mesmo atleta de sempre se posso ser um atleta muito melhor?

Se você atleta não conseguiu as respostas para todas as perguntas acima, é sinal que necessita de apoio e ajuda de um Coach Esportivo.

Ele poderá ser a solução para, além de ajudá-lo a encontrar estas respostas, apoiá-lo com orientações rumo ao seu sucesso no mundo da bola.

Missão do Coach Esportivo

1) Ajudar, orientar e apoiar os jovens atletas a acreditarem ainda mais em seus sonhos no mundo da bola, mas de forma organizada e consciente de seu potencial, com “Foco Total”, metas e objetivos traçados, plano de ação elaborado e desenvolvimento do potencial (competências constatadas), além do Plano B Profissional.
Estabelecer “Metas e Objetivos” de vida pessoal e profissional serão essenciais aos profissionais visando os bons comportamentos dentro dos clubes, fundamental para alcance dos bons resultados.
Isto porque, “Metas e Objetivos” bem definidos são um excelente combustível do entusiasmo, da motivação e consequentemente da alta performance das equipes e atletas.
2) Conscientizar esses jovens atletas das categorias de base para a adoção de atitudes e de comportamentos assertivos e dignos de verdadeiros atletas durante toda a carreira no futebol, adquirindo desde cedo bons hábitos, fundamental para maximizar o desempenho e rendimento rumo ao Sucesso no Mundo da Bola.

 Quando se entende que os Resultados no Futebol dependem muito das Ações e Escolhas dos Atletas e, que estas estão diretamente ligadas aos Pensamentos destes, a máxima "mente sana in corpore sano" faz todo sentido. Daí a necessidade do equilíbrio entre a mente e seu corpo.

Os atletas que não possuem este equilíbrio são enquadrados na lista dos inúmeros “boleiros da bola”, atletas de maus comportamentos e, como alguns comentam "aqueles que não têm nada na cabeça ou na mente".

Infelizmente, a cultura do nosso futebol faz com que aceitemos "jogadores" e não somente atletas. Como jogar futebol não é só jogar futebol, os atletas que não possuem bons comportamentos dentro e fora dos gramados são enquadrados na lista dos “Boleiros da Bola”.

Estes Boleiros precisam pensar em mudança comportamental já, caso contrário, poderão seguir o mesmo caminho de alguns craques do futebol brasileiro que estão fora dos gramados, nas manchetes negativas da mídia, na cadeia, em casas de recuperação em função do excessivo uso de bebidas alcoólicas, drogas... Além da redução desses jogadores “Boleiros”, com essas novas atitudes através de um novo modelo mental para o atleta (crenças, padrões de pensamentos....), ocorrerá também uma redução dos problemas sociais gerados pelo futebol.

3) Orientar e Apoiar aos atletas para a resolução e diminuição ao máximo das dificuldades e interferências externas vividas por eles, situações que envolvem vários fatores e que prejudicam em demasia o rendimento desses atletas.

Algumas dificuldades da carreira (interferências externas): Alojamentos precários; Falsos empresários; Falta de apoio e orientações; Pressão pelos resultados; Saudades dos familiares e amigos; Assédio sexual; Racismo, outros.

Coach Esportivo para atletas profissionais

1.Deixar os atletas com Auto-Estima elevada, extremamente FOCADOS e MOTIVADOS, com metas e objetivos traçados e atualizados;

2.Entender os problemas do atleta visando dar apoio necessário (dificuldades extra-campo), preocupando-se e escutando na essência esses atletas como verdadeiros amigos e um ser humano que tem alma (valorização do ser humano);

3.Elaborar planejamento da carreira e da rotina de treinos e competições do atleta;
4. Administrar o patrimônio e a condição financeira dos atletas;
5. Realizar uma reunião mensal para avaliação dos resultados do atleta, buscando analisar os comportamentos indesejados adotados pelo atleta e o tratamento dado a esses, visando uma Mudança Comportamental;
6. Preparar uma nova carreira para o atleta desempenhar assim que pendurar as chuteiras.

Benefícios do Coaching Esportivo

Atletas e clubes com melhores resultados, através:

  • de atletas com FOCO TOTAL rumo ao sucesso no mundo da bola;
  • de atletas com atitudes, hábitos e comportamentos assertivos para a carreira;
  • de atletas com auto-estima e motivação elevados;
  • de atletas com menos pressão e mais leves para alcançarem o sucesso na carreira (Plano B – Profissional);
  • do desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais dos atletas;
  • de atletas com apoio para resolver as dificuldades extra-campo;
  • de atletas mais conscientes dos seus direitos e deveres como cidadãos;
  • de atletas mais preparados para representar seu clube e país em outros países após as negociações.