AEXCAM

Associação dos Ex-Atletas do Clube Atlético Mineiro

"Ex-Atletas sim, mas Galo sempre!"

Categoria de Base

Porque investir na formação de atletas? Jogadores de futebol nascem prontos? Essas são perguntas que devemos compreender as respostas para buscarmos o sucesso nos planos desportivo e financeiro dentro de um projeto de futebol.

O investimento na formação de atletas de futebol é um aspecto rentável, desde que seja direcionado para a excelência, pois a qualidade dos jogadores formados está intimamente ligada com a orientação e os objetivos propostos.

A criação de um Projeto de Formação é de extrema importância para o estabelecimento de uma filosofia de trabalho, com princípios e regras coerentes e bem definidas, que tenha por base “um modelo de jogo que, por sua vez, orientará a concepção de um modelo de treino, de um complexo de exercícios, de um modelo de jogador e mesmo de um modelo de treinador”.

Jogadores de futebol “nascem”, mas atletas de futebol são construídos. Acreditamos que os fatores genéticos servem para impor os limites e são muito importantes no processo, mas que a maior parte do sucesso está atrelada no trabalho desenvolvido nos treinamentos e que só se atinge a Expertise através de uma Prática Deliberada, onde os indivíduos recebam instruções com qualidade, tenham recursos disponíveis para acesso, além de estarem altamente motivados .

Para suportar esta Filosofia, nosso projeto deverá ter um Departamento de captação de talentos e uma Estrutura logística para a Formação de Atletas, amparada em profissionais habilitados para ministrar treinamentos na modalidade futebol.

Acreditamos que a primeira fase do processo está ligada a captação do talento, descobrir jovens com predisposições fisiológicas, técnicas, cognitivas e psicológicas, para posteriormente desenvolver estes atletas através de processos de ensino, aprendizagem e prática de qualidade.

Assim, a Filosofia a ser adotada segue os seguintes princípios:

“Atitude competitiva constante, baseada no trabalho intenso e no esforço individual dos atletas para a busca de um elevado rendimento coletivo, proporcionando saúde e qualidade de vida, inclusão social e valores educativos como: respeito, espírito esportivo, solidariedade, cooperação e ausência de preconceitos discriminatórios”.

Queremos com isso, criar um desenvolvimento multilateral nos jovens atletas, ajudando igualmente para a sua formação integral valorizando sempre o caráter e o comportamento social.

O projeto também prioriza a formação acadêmica dos seus atletas, acompanhando a sua vida escolar e disponibilizando aulas de reforço, bem como de língua estrangeira, pois, sabemos que apenas 5% dos profissionais de futebol no fim de sua carreira e se gerirem bem os seus rendimentos não necessitarão desenvolver outra atividade; os outros 95% tem de assumir uma nova profissão para sobreviver. Com isso, podemos amparar nossos atletas e garantir um futuro mais estável, no caso de sua carreria como jogador de futebol não der certo.

Outra vantagem de se incentivar a aquisição de conhecimento é que um atleta mais desenvolvido cognitivamente tem mais facilidade para aprender coisas novas e entender melhor e mais rápidas instruções no treinamento.

O Projeto possuirá um Modelo de Jogo bem definido, com uma metodologia de treinamento comum para todas as categorias, um grupo de treinadores com o perfil adotado, um documento orientador das ações de ordem técnica, um coordenador técnico que supervisionará todo o processo de formação e uma diretoria que suportará todos os Departamentos.

A formação deverá, então, ter como produto final, atletas taticamente evoluídos, que tenham a capacidade de adaptarem a diferentes modelos de jogo e diferentes sistemas de jogo, com boa capacidade de tomada de decisão e distinção do uso da solução motora mais adequada para cada situação, que seja criativo e com as habilidades técnicas refinadas, com os fundamentos bem desenvolvidos e afirmados, que tenha total controle e domínio da bola, que geneticamente sejam rápidos e fortes e que tenham controle emocional e atitude mental positiva.

Logo, o processo de formação está intimamente ligado com a qualidade dos estímulos que serão ofertados para os atletas. Exigiremos do nosso atleta um perfil positivo e vencedor, que possua uma excelente capacidade técnico-tática, física e principalmente emocional.

Para que isso aconteça o atleta deverá trabalhar forte, ter disciplina e grande ambição para se tornar um jogador de alta performance.

Com isso, podemos afirmar que a formação de atletas de futebol é um processo de médio á longo prazo, com características específicas em que o corpo técnico do projeto precisa identificar formas para otimizar o trabalho.